Pão Francês, Pão Italiano, Pão Ázimo: diferentes origens, diferentes sabores, diferentes composições.

Nutrição

Pão Francês, Pão Italiano, Pão Ázimo: diferentes origens, diferentes sabores, diferentes composições


Por Mônica de Castro Barbosa em 01 de março de 2011.

Pão Francês

O pão francês, pão Aguádo, cacetinho ou pão jacó é um tipo de pão caraterístico por sua casca dourada e o miolo branco. É muito popular no Brasil.
Conta a história que a receita deste pão, o mais consumido atualmente no Brasil, remonta ao início do século passado, à época da Primeira Grande Guerra na Europa. Muitos brasileiros que lá estiveram em viagem em datas posteriores a guerra experimentaram um pão completamente diferente do até então ‘produzido’ no Brasil e se encantaram com o sabor e a textura do tal alimento, espécie de precursor da ‘Baguete’, o preferido pelos franceses.
Os brasileiros que voltavam da França descreviam o produto a seus cozinheiros que tentavam então reproduzir a receita pela aparência. Disto resultou a ‘invenção’ do pão francês brasileiro, o nosso popular Pão de Sal.
Em algumas regiões do país sua receita foi modificada, diferindo de sua fonte de inspiração européia, por incluir em sua receita um pouco de açúcar e gordura em sua composição, além do que consta na receita ‘original’: farinha de trigo, sal, água e fermento.
Este pão, pelo tipo de fermento usado em seu preparo, é considerado o pão que mais compromete o processo digestivo, principalmente se consumido quente ou até duas horas após ter sido retirado do forno, pelo fato de diminuir de forma exacerbada a função de uma enzima chamada amilase pancreática (que participa do término da digestão dos carboidratos a nível intestinal).

Pão Italiano

O pão italiano é um pão que aparenta alguma semelhança em relação a cor, se comparado ao pão francês.
O que diferencia estes dois tipos de pão é o fato de que, na receita do pão italiano o Iogurte é usado como ingrediente. Por conta  do uso de mais este ingrediente o pão italiano apresenta uma textura distinta da textura característica do pão francês, por aquele ter uma casca mais dura que a deste.

Pão Ázimo

Pão ázimo ou asmo, matzo, matzá, é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo (ou de outros cereais como aveia, cevada e centeio) e água.   A preparação da massa não deve exceder 18 minutos para garantir que a massa não fermente. Por não conter fermento em sua composição e preparo este pão é o de mais fácil digestão se comparado aos pães tradicionalmente usados.
De acordo com a tradição judaico-cristã, pão ázimo foi feito pelos israelitas antes da fuga do Antigo Egito, por que não houve tempo para esperar até a massa fermentar.