Nutrição: tema em discussão
Nutrição: tema em discussão
Por Mônica de Castro Barbosa em 11 de junho de 2013.
Com o custo atual dos alimentos no geral, há que pensar e muito na ‘qualidade’ e no rendimento que um produto ‘industrializado’ pode lhe oferecer como ‘resultado final de preparo’, antes do consumo da refeição.
Haja visto que muitos outros dados são necessários e factíveis em termos de pesquisa nutricional e de preços, se pensarmos sobre ‘rendimento de consumo’ teremos muito o que reavaliar em termos de marcas de produtos até então consagradas, frente a nova ‘frente de oferta’ de produtos outros, até então desconhecidos da maioria da população.
Você sabia que tipos diferentes de tomate e feijão têm rendimento e ‘rentabilidade’ de consumo distintos da maioria dos produtos por nós consumidos?
Você sabia que o macarrão proveniente do arroz rende mais do que o macarrão à base de sêmola ou semolina e isto pode compensar no custo final daquele?
Você sabia que o ovo se não comprado fresco, quando do uso deste no preparo de uma massa, seja de pão, rosca ou broa, por exemplo, diminui o tempo de cozimento da massa e compromete o seu rendimento?
‘Coisas’ desse tipo não são informadas aos consumidores e nós ficamos a mercê do alto custo final dos elementos de base de nossa dieta diária.
Haja visto toda essa dinâmica, ainda há o fato de a maioria das pessoas não saber cozinhar e preparar de forma adequada os alimentos de base do dia-a-dia.
Visto estes detalhes que não só a mim interessam, venho propor aqui um ‘fórum’ de discussão mensal, para discutirmos dados comuns e importantes a toda família brasileira que se importa com a qualidade do produto consumido e com o investimento necessário a ser feito para se obter ‘qualidade’ em sua alimentação final.
Toda primeira quarta-feira do mês, iniciando no mês de Julho, estaremos eu e ‘minha equipe’, orientando, dando dicas aos internautas interessados em saber mais sobre a ‘dinâmica alimentar’ na compra e aquisição, inicialmente.
Depois, poderemos versar sobre temas outros ainda referentes à Nutrição, em termos de preparo e conservação.
Vamos ver até onde esse tema pode nos levar na relação aquisição/consumo/preparo dos alimentos com vistas a uma melhoria na saúde do seu bolso ao adquirir corretamente, proporcionalmente, tudo o que precisa para uma ‘correta’ atenção aos quesitos da Nutrição Básica, sem exceção.
Fica dado o recado e, feito o convite.