A Terapia Floral como forma e recurso de tratamento sistêmico atualmente está conquistando novos espaços de expressão.  A cada dia que passa, encontramos junto ao SUS, a oportunidade de oferta de tratamento em Terapia Floral.

Mais e mais pessoas estão fazendo contato com esta terapêutica natural, não invasiva e altamente sensibilizadora, criando a oportunidade de mobilizar respostas orgânicas mais equilibradas, não só no aspecto físico, mas também emocional e mental.

Com o intuito de nortear sobre o que considerar sobre o pensamento da Terapia Floral  e sua atuação, trago aqui alguns dados, informações e tópicos relacionados ao grande avanço da Terapia Floral no âmbito das pesquisas, de sua aplicabilidade terapêutica, dos resultados obtidos e das variantes do preparo das Essências de Uso e, por que não dizer também sobre as variantes na forma de uso e dosagens propostas.

A Terapia Floral avançou de forma muito consistente como pesquisa e terapia já nas últimas décadas do século XX. Hoje temos ampla variabilidade de recursos florais e contamos inclusive  com pesquisa de ponta no Brasil, amparadas pela Sociedade Científica nacional e internacional.

Não faltam Congressos e Simpósios atualmente para discutir, apresentar, divulgar e incitar mais pesquisas no âmbito da Terapia Floral. E muito mais está a ser feito neste momento, com vistas a que mais pessoas possam usufruir das benesses dos florais.

No Brasil, atualmente temos mais de três Sistemas Florais desenvolvidos com plantas nativas e outros tantos Sistemas Florais desenvolvidos com plantas que se adaptaram no país e conquistaram a atenção e admiração de pesquisadores sérios, envolvidos no propósito do verdadeiro usufruto e conhecimento das potencialidades terapêuticas destes elementos florais.

Vamos informar três aspectos que consideramos serem importantes quando da busca da Terapia Floral como forma de tratamento efetivo e sistêmico:

1 – O que você, enquanto paciente, quer tratar quando se propõe a usar dos recursos da Terapia Floral, seja como único recurso terapêutico ou associado a outras formas de tratamento!

2 – Quanto tempo você pretende disponibilizar para se tratar em Terapia Floral, visto que, grande parte dos recursos florais têm amplo espectro de tratamento e se corretamente prescritos, preparados e usados, os florais podem promover excelentes resultados!

3 – O que você quer conquistar como resultado terapêutico quando se propõe a se tratar em Terapia Floral, visto que, ter  a clareza e o devido entendimento do que se pretende obter como resultado pode facilitar a orientação e a prescrição feitas pelo Terapeuta Floral!

Por hora digo que o humano atual poderá muito usufruir deste recurso terapêutico se assim acreditar.

Estar receptivo não é só uma questão de aceitabilidade e compreensão. É acreditar nos recursos infindáveis que podem ser oferecidos usando desta prática terapêutica.

A Terapia Floral pode muito bem ser usada para outros propósitos dentro ou segundo o âmbito do pensamento terapêutico sistêmico.

Assim como Dr. Bach resgatou na atualidade humana mais recente os propósitos deste tipo de tratamento, cito Terapia Floral, voltada aos âmbitos do sistêmico, assim podemos informar e insistimos em divulgar que outros aspectos para além dos funcionais, emocionais e mentais é possível mobilizar/tratar via Floral.

O que cabe divulgar atualmente é que sendo sim os Florais recursos fundamentalmente ‘programados’ (ou desenvolvidos) conforme o parâmetro sistêmico, usar prescrevê-los sem que se avaliem dados consistentes o suficiente com relação aos aspectos físicos, comportamentais e emocionais apenas informa da falta de percepção, entendimento e compreensão daquele que assim os indica ou prescreve.

Dados quanto à dinâmica da vida, interação e inter-relação com o ambiente e a família, dentre outros são relevantes (extremamente relevantes) na prescrição dos florais a ser feita, assim como dados específicos quanto à qualidade de sono e questões alimentares.

Por hora digo que aquele que se ‘intitula’ Terapeuta Floral sem atender/entender as possibilidades e abrangências do pensamento sistêmico de certo não foi bem preparado e nem está embasado para efetivamente atuar como tal.

‘Terapia Floral é tratamento sério e de grande relevância orgânica’.

Cabe atentar para isso.

Por hora digo que o futuro promissor deste tipo de terapia pode muito facilitar na abrangência terapêutica urgente da Humanidade.

Cabe apenas preparar o ‘mental’ das pessoas para que atentem para essa necessidade/possibilidade.

Por Mônica de Castro Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *